Consocial Paraíba


Apresentação

O Sistema de Governança do Estado da Paraíba (SigePB) é uma solução sistêmica integrada desenvolvida pelo Governo da Paraíba para acompanhar e controlar o gasto público por meio da otimização técnica da gestão estadual. A primeira etapa, em execução, consiste na automação e integração dos procedimentos da contabilidade do Estado, com foco na gestão do patrimônio público. O novo conceito de governança será adequado às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS) e contará com transferência de dados do Padrão Internacional para Demonstrações Contábeis (XBRL). Dentre outras ações, o sistema passa a monitorar os custos de cada atividade do Estado, o que permitirá maior controle das ações e dos gastos públicos. O projeto de implantação do SigePB foi iniciado em maio de 2011, e deve ser concluído até dezembro de 2014, mas a partir deste Portal, o cidadão pode acompanhar todas as etapas de execução do sistema desenvolvidas pelo Governo da Paraíba.

O que são as Normas IPSAS e XBRL?

As Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS, sigla em inglês) e NICSP no Brasil, são padrões globais de alta qualidade para a elaboração de demonstrações contábeis por entidades do setor público. Um dos pontos principais das normas é a mudança do enfoque contábil do antigo padrão, centrado no controle orçamentário, para uma contabilidade pública patrimonial, com a adoção do regime de competência para as receitas e despesas públicas. O novo padrão dará maior clareza à situação patrimonial do Estado por meio da contabilização atualizada dos seus ativos e passivos. Na prática, a adoção da IPSAS poderá, por exemplo, facilitar a contratação de empréstimos com organismos internacionais, já que as demonstrações financeiras do setor público paraibano terão linguagem e interpretação global.

A tecnologia Extensible Business Reporting Language (XBRL) produz informações que podem ser reutilizadas em qualquer lugar do mundo. A linguagem transforma as informações contábeis que estão disponibilizadas em outro formato, como papel, em arquivos eletrônicos. O processo diminui o tempo e o gasto do processamento dos dados, e os custos de sua revisão, diminuindo as chances de distorção da informação dos métodos tradicionais.


CGE-Governa da Paraiba
Av. Presidente Epitácio Pessoa, 1457 - 5º andar - Bairro dos Estados - CEP:58.030-000 - João Pessoa - PB.
Telefone: (83)3218-7517 / e-mail: contato@sige.pb.gov.br