Consocial Paraíba


Apresentação

O Sistema de Governança do Estado da Paraíba (SigePB) é uma solução sistêmica integrada desenvolvida pelo Governo da Paraíba para acompanhar e controlar o gasto público por meio da otimização técnica da gestão estadual. A primeira etapa, em execução, consiste na automação e integração dos procedimentos da contabilidade do Estado, com foco na gestão do patrimônio público. O novo conceito de governança será adequado às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS) e contará com transferência de dados do Padrão Internacional para Demonstrações Contábeis (XBRL). Dentre outras ações, o sistema passa a monitorar os custos de cada atividade do Estado, o que permitirá maior controle das ações e dos gastos públicos. O projeto de implantação do SigePB foi iniciado em maio de 2011, e deve ser concluído até dezembro de 2014, mas a partir deste Portal, o cidadão pode acompanhar todas as etapas de execução do sistema desenvolvidas pelo Governo da Paraíba.

O que são as Normas IPSAS e XBRL?

As Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS, sigla em inglês) e NICSP no Brasil, são padrões globais de alta qualidade para a elaboração de demonstrações contábeis por entidades do setor público. Um dos pontos principais das normas é a mudança do enfoque contábil do antigo padrão, centrado no controle orçamentário, para uma contabilidade pública patrimonial, com a adoção do regime de competência para as receitas e despesas públicas. O novo padrão dará maior clareza à situação patrimonial do Estado por meio da contabilização atualizada dos seus ativos e passivos. Na prática, a adoção da IPSAS poderá, por exemplo, facilitar a contratação de empréstimos com organismos internacionais, já que as demonstrações financeiras do setor público paraibano terão linguagem e interpretação global.

A tecnologia Extensible Business Reporting Language (XBRL) produz informações que podem ser reutilizadas em qualquer lugar do mundo. A linguagem transforma as informações contábeis que estão disponibilizadas em outro formato, como papel, em arquivos eletrônicos. O processo diminui o tempo e o gasto do processamento dos dados, e os custos de sua revisão, diminuindo as chances de distorção da informação dos métodos tradicionais.

Focus on obscure word choices and tones or concentrate on deeper issues when studying how to write an article do my homework critique correctly.

CGE-Governa da Paraiba
Av. Presidente Epitácio Pessoa, 1457 - 5º andar - Bairro dos Estados - CEP:58.030-000 - João Pessoa - PB.
Telefone: (83)3218-7517 / e-mail: contato@sige.pb.gov.br